quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Diabetes & Gestação um problema sério mas com solução.

Agora que descobri que estou gravida e sou diabetica resolvi colocar  assuntos relacionados a gravidez com  diabetes,para ajudar as futuras mamães em suas dúvidas e ansiedades.Na medida que eu for achando matérias interessantes publicarei e espero ajudar muitas de vocês.
Bjs a todas.








Nem tudo que assusta termina mal ou fica sem solução. O diabetes que a mulher pode ter durante a gravidez é um caso típico. Se diagnosticado corretamente e bem controlado, pode levar a gravidez a termo e a mulher pode ter um bebê saudável. Como entender o diabetes, como fazer os exames e que cuidados tomar, tudo isto você vai acompanhar aqui. Sempre lembrando que sua participação é tão importante quanto a de seu médico e que, para o bem da mãe e do bebê, a parceria médico-paciente deve existir para valer.

Diabetes

O diabetes mellitus é, até hoje, considerada uma doença crônica. Isto significa que os recursos científicos vão até o controle da doença e não mais além. O diabetes é uma doença que até permite que seu portador tenha uma sobrevida cada vez maior, porém desde que os níveis de glicose no sangue sejam monitorados dia após dia. Tem relação com o caráter hereditário, porém não é uma doença transmissível. É uma doença que afeta homens e mulheres de todas as raças ou condições sociais, sendo já considerada uma epidemia pela Organização Mundial da Saúde.

Na verdade, existem duas classificações para o diabetes:

- Tipo I: É mais rara, surge tanto em crianças quanto em adultos. É controlável por meio de insulina. Neste caso, o pâncreas não fabrica mais insulina, por isso os portadores de diabetes tipo 1 são chamados de dependentes de insulina.

- Tipo II: surge na idade adulta, habitualmente não é necessário o controle por meio de insulina, mas é preciso tomar outros medicamentos. Este tipo de diabetes é chamado de não-dependente de insulina porque, neste caso, o pâncreas ainda fabrica insulina, mas em quantidade insuficiente, ou a ação do pâncreas não é satisfatória para quebrar a glicose, ou ambos os fatores ao mesmo tempo. Em geral, quando aparece, se deve à vida sedentária, aumento de peso, fatores hereditários (casos de diabetes na família).

Por quê o diabetes é controlado por meio de insulina? A Dra. Wilma Lucia de Moraes, médica clínica e anestesista, explica que isto acontece porque, originalmente, nosso corpo fabrica insulina no pâncreas como um mecanismo natural. A insulina tem a função de transformar a glicose sangüínea em energia, para que nosso corpo funcione adequadamente. Quando o pâncreas não dá conta do recado, não produzindo insulina suficiente, havendo uma taxa de glicose acima do normal (hiperglicemia), a pessoa desenvolve o diabetes e precisa tomar injeções diárias de insulina para quebrar a glicose. 

Ambos os tipos de diabetes, se não tratados, podem evoluir para outras doenças, inclusive a cegueira. Mas, em geral, o tratamento permite ao indivíduo levar uma vida normal, principalmente se ele aliar a adequada alimentação ao exercício físico e a tranqüilidade e a expectativa positiva de vida.
Em mulheres, pode surgir um tipo de diabetes 'temporário' durante a gravidez, o chamado diabetes gestacional.

Diabetes Gestacional
Mulheres que não têm histórico de diabetes na família podem vir a desenvolver a doença, temporariamente, durante a gravidez. Segundo a Dra. Wilma, esse risco é maior quando a mulher ganha muito peso durante o período de gestação, mais ainda se for uma mulher de idade acima dos 35 anos.
A médica relata que a mulher, na gravidez, pode desenvolver novos hábitos de alimentação, ingerindo muita massa e doces, não fazendo nenhum tipo de ginástica ou exercício físico. É um tipo de diabetes que tende a regredir espontaneamente, mas mesmo assim requer cuidados porque pode afetar o bebê.

Um Caso de Diabetes na Gravidez

A Dra. Wilma conta que acompanhou alguns casos, entre eles o de uma mulher que havia tido seu primeiro filho, uma criança com mais de 4 kg de peso, que morreu dois dias depois do parto. Na ocasião, o diabetes não foi identificado ou tratado, o que levou ao óbito do bebê. Quando essa mulher engravidou novamente, esteve aos cuidados da Dra. Wilma que, com base na história da primeira gestação, fez os exames e aplicou os tratamentos necessários, modificando inclusive a alimentação. Por volta do oitavo mês, no entanto, a criança teve que ser retirada (quando já estava apta para a vida, embora prematura) e, desta vez, sobreviveu. A mulher teve outros dois filhos, que também sobreviveram.
Conforme o relato da médica, a criança vive, enquanto ainda no útero materno, em regime de alta glicemia. O excesso do açúcar no sangue da mãe faz com que tanto a mãe quanto a criança fiquem acima do peso ideal. O choque acontece quando, após o parto, o bebê entra em hipoglicemia, pois o ambiente uterino não está mais fornecendo glicose. Então ela vem a falecer, se não for retirada a tempo.

Causas, Sintomas e Efeitos
São várias as causas do diabetes gestacional, sem descartar o stress, que provoca alterações no sistema de defesas do organismo materno. Essas causas são o excessivo ganho de peso, alimentos doces em demasia, a falta de atividade, o fumo. No diabetes gestacional, alguns alimentos são proibidos e, se ingeridos, agravam ainda mais o quadro.

Os sintomas da mulher grávida variam muito de pessoa para pessoa, embora alguns possam ser comuns e mais visíveis, como o excessivo ganho de peso, inchaço, bulimia (comer demais). Ela também pode se queixar de vômitos incontroláveis, sua urina se modifica ou é abundante, visão turva (às vezes, necessitando de óculos temporariamente) e, em alguns casos, a mulher deve ser internada a intervalos regulares e monitorada em ambiente hospitalar.

A grávida deve prestar bastante atenção, pois seu estado de humor pode oscilar demasiadamente e com freqüência maior que a habitual. Isto acontece devido à estreita relação que existe entre os hormônios secretados e as emoções, segundo especialistas da Fundação Milton Erickson.

Vários fatores em conjunto, durante a gravidez, podem então fazer com que a glicose não seja utilizada adequadamente e, neste caso, ela se acumula no sangue, sendo o excesso eliminado através da urina. A falta ou a não-ação da insulina impede o organismo de aproveitar as proteínas, as gorduras e os hidratos de carbono, fontes de energia do organismo.

Exames e Tratamento
- Controle da urina e do sangue através de testes específicos (por exemplo, o teste de glicemia, que é a quantidade de açúcar no sangue), controle sistemático de peso, acompanhamento pré-natal intensificado, relata a Dra. Wilma. Todo e qualquer medicamento que a grávida necessita tomar deve ser indicado e acompanhado pelo médico.

- No diabetes gestacional, como nos outros tipos de diabetes, é importante saber que a maior parte do tratamento deve ser feita pelo paciente, e não pelo médico. Este apenas tem o papel de educar a grávida para que ela se auto-regule, além de oferecer todas as informações para garantir que ela saiba como conduzir a gravidez.

- Se a mulher não tem histórico de diabetes na família, a melhor forma de evitar a doença durante a gravidez é através da alimentação. Uma vez constatado o diabetes, convém, além dos cuidados médicos, seguir orientação de um nutricionista.

Dicas
· A mulher que tem propensão maior ao diabetes deve confiar seu pré-natal a um médico que esteja disponível e acessível para dar orientação, inclusive por telefone, pois ela pode precisar dele a qualquer momento.

· Exercícios de relaxamento contribuem muito para prevenir e controlar a atuação do sistema imunológico. Em circunstâncias ideais, o sistema imunológico confere ao organismo todas as defesas contra as doenças, fortalecendo a mãe e o bebê.

· O diabetes gestacional é bem conhecido e tem tratamento definido, podendo dar à mãe e aos bebês maior qualidade de vida atualmente. Por isso mesmo, a grávida deve freqüentar grupos de diabetes, ler e acompanhar artigos sobre a doença e procurar, ela mesma, estabelecer um controle adequado, não esperando que seu instrutor (o médico) dirija o carro para ela.

· Evitar filmes pesados e tristes, evitar ouvir histórias de outras mulheres com final trágico, pesar todos os conselhos caseiros que recebe vão trazer um enorme ganho emocional para a grávida, que pode ajudar no controle do diabetes.

· Ao fim da gestação, fazer exames e controles, pois o diabetes tende a desaparecer, neste caso, assim como veio. A expectativa positiva de cura é fundamental e a futura mãe precisa saber que ela tem direito - e obrigação - de ser saudável e feliz, para conduzir bem a própria vida e mais a do pequeno ser que está vindo ao mundo.

Fontes: Dra. Helena P.S.Leite, médica, "Fatores de Risco Durante a Gravidez".
Dra. Wilma Lúcia Moraes, médica clínica e anestesista, Centro de Perícias do INSS - SP.

Copyright © 2000 eHealth Latin America             17 de Outubro de 2000





ALIMENTAÇÃO




O cardápio da grávida com diabete gestacional, hipertensa ou que está acima do peso
A recomendação nutricional para esses três tipos de grávida é praticamente a mesma. Por isso, o cardápio é similar. “Gestantes diabéticas e obesas podem gerar bebês muito pesados, com problemas respiratórios e o maior risco de desenvolver diabete no futuro. Já as hipertensas podem ter filhos abaixo do peso”, avisa a nutricionista Joyce Gusmão, da Nutrivitta Assessoria Nutricional, em São Paulo.

O lado bom da história é que todas podem controlar a situação com um cardápio bem equilibrado. Isso significa ficar longe de alimentos ricos em açúcar e ainda comer a cada três horas. A manobra mantém a glicose no organismo sob controle e evita os picos de fome. Outro ponto importante é ingerir muitas fibras, o que prolonga a sensação de saciedade e ajuda o bom funcionamento do intestino.

Para essas gestantes, a dieta deve ficar entre 1.800 a 2.000 calorias diárias para que, ao final dos nove meses, o ganho de peso não ultrapasse os 11 quilos. “O controle do sal também é necessário, especialmente para as hipertensas, que não devem exceder 570 miligramas por dia, o equivalente a ½ colher de café”, completa Joyce, que montou o cardápio a seguir.
Por Simone Ota
e Shâmia Salem




SEGUNDA-FEIRA
Café da manhã
1 xícara de café com leite desnatado 
O leite contém proteínas de primeira qualidade.
+
2 fatias de pão de fôrma integral
A fibra evita os picos de glicose.
+
1 fatia média de queijo branco
Outra proteína do bem e que prolonga a saciedade.
Lanche da manhã
½ papaia
Acorda o intestino preguiçoso, tem cálcio e vitamina C.
+
1 pote de iogurte desnatado de ameixa
A fibra relaxa os vasos sanguíneos, evitando o aumento da pressão.
Almoço
1 prato de agrião com ¼ de pepino temperado com azeite e limão
Ameniza a fome.
+
3 colheres de arroz integral
Além de ser pobre em gordura, garante uma dose extra de energia.
+
1 concha de feijão
Fonte de minerais, como potássio, cálcio, magnésio, ferro e, principalmente, fósforo.
+
1 bife médio grelhado
Excelente fonte de ferro.
+
½ xícara de brócolis refogados
Esbanja ácido fólico, um nutriente importante para o desenvolvimento do bebê.
+
1 laranja com bagaço
Tem substâncias que ajudam a digerir a carne e absorver o ferro.
Lanche da tarde
1 copo de suco de maracujá
Ajuda a acalmar e a reduzir a ansiedade, comum nessa fase.
+
2 torradas integrais
Elas exigem mais mastigação – um truque para enganar o cérebro e saciar comendo menos.
+
1 colher de requeijão light 
A proteína retarda a digestão do carboidrato complexo, evitando a fome de leão à noite.
Jantar
1 prato de folhas verdes e 1 tomate temperado com azeite e limão
Forra o estômago para que você coma menos nessa refeição.
+
2 colheres de arroz integral com cenoura
Para garantir um aporte extra de fibras.
+
1 filé grande de peixe grelhado
Ajuda a regular a pressão arterial.
Ceia 
1 xícara de chá (exceto mate, verde e preto)
Embala o sono.




TERÇA-FEIRA
Café da manhã
1 banana-prata 
Tem amido resistente, um tipo de carboidrato complexo que dá a sensação de saciedade.
+
1 colher de farelo de aveia
Diminui a concentração de glicose no sangue.
+
1 pote de iogurte desnatado
Favorece o crescimento de bactérias do bem no intestino.
Lanche da manhã
1 copo de suco de limão
Oferece alta dose de vitamina C, mas só se for ingerido imediatamente depois de preparado.
+
2 biscoitos integrais
Tapeia a fome com poucas calorias.
Almoço
1 prato de folhas verdes com 4 rabanetes temperados com azeite e limão
Nada melhor do que as fibras para estimular o funcionamento do intestino.
+
3 colheres de arroz integral
Mais fibras para garantir e prolongar a saciedade.
+
1 concha de lentilha
Rica em proteína e pobre em lipídio, não ameaça o peso nem o coração.
+
½ xícara de couve-manteiga refogada
Só não deixe muito tempo no fogo para não eliminar as fibras.
+
1 filé médio de frango grelhado
Ótima fonte de proteína e vitaminas com baixo teor de gordura.
+
1 pêssego 
Tem ação diurética, pouco carboidrato e bastante água.
Lanche da tarde
½ copo de leite desnatado batido com ¼ de mamão 
A proteína do leite retarda a absorção do carboidrato da fruta, prolongando a saciedade.
+
1 fatia de pão de fôrma integral light
Com carboidrato e fibras, dá o maior pique.
+
1 ponta de faca de geleia diet
Para matar a vontade de um docinho.

Jantar
1 prato de folhas verdes com 2 palmitos, 1 tomate e ¼ de pepino temperado com azeite e limão
O colorido do prato sinaliza uma boa oferta de vitaminas e minerais.
+
1 pão sírio integral médio
É livre de gordura trans.
+
1 colher de requeijão light
Uma boa opção de proteína magra.
+
2 fatias de peito de peru light 
Também colabora para a saciedade e não pesa no estômago.
+
4 morangos 
Levemente laxativos, auxiliam na redução da pressão arterial.
Ceia 
1 copo de suco à base de soja com sabor
Boa opção de proteína vegetal e baixa quantidade de carboidrato.




QUARTA-FEIRA
Café da manhã
1 xícara de café com leite desnatado 
Melhora o ânimo e combate a formação de gases.
+
1 pão francês integral
O carboidrato é o alimento do cérebro.
+
1 colher de cream cheese light
Apesar de pobre em gordura, ganha em sabor.
+
1 fatia de peito de peru light
É sinônimo de proteína magra.

Lanche da manhã
½ papaia
Rico em vitaminas A, C e do complexo B.
+
1 colher de farelo de aveia
Controla os níveis de açúcar no sangue e, por tabela, os ataques de gula.

Almoço
1 prato de alface com 1 tomate e ¼ cebola temperados com azeite e limão
A verdura mais popular da horta tem ação calmante.
+
1 batata média cozida
Oitenta por cento são água, e o restante, carboidrato e minerais, como cálcio, fósforo e magnésio.


+
1 concha de grão-de-bico
Proteína de alta qualidade e boa fonte de vitaminas do complexo B.
+
2 colheres de espinafre refogado
Tem boa quantidade de cálcio e ferro.
+
3 colheres de atum conservado em água
Oferece boas doses de ômega-3.
+
1 fatia média de abacaxi 
Ajuda na digestão.

Lanche da tarde
1 xícara de chá
Hidrata o organismo.
+
2 torradas integrais
As fibras ajudam a reduzir a fome no jantar.
+
1 colher de creme de ricota
Tem pouca gordura e oferece cálcio e vitamina A.
+
1 mexerica
Adoça a boca e aumenta o aporte de vitamina C.

Jantar
1 prato de agrião com 1 tomate temperado com azeite e limão 
O talo duro exige mastigação, trazendo saciedade com menos comida.
+
1 colher de arroz integral






Além de prolongar a saciedade, traz vitaminas do complexo B, que reduzem a vontade de doce.
+
1 file médio de peixe ensopado
Consumido regularmente, diminui o risco de infarto.
+
2 colheres de vagem refogada
É fonte de vitaminas (A, C e do complexo B) e minerais (manganês e zinco).
+
1 kiwi
Rico em água e vitamina C e pobre em calorias.
Ceia
½ pote de iogurte desnatado com ½ fruta picada
Combinação perfeita para evitar assaltos à geladeira na madrugada

QUINTA-FEIRA
Café da manhã
1 copo de suco à base de soja com sabor
Apresenta baixo teor de gordura.
+
½ papaia com 1 colher de aveia em flocos
O cereal retarda a absorção da fruta e evita os picos de glicose.
+
1 fatia média de queijo branco
Com vitaminas do complexo B, favorece a digestão do carboidrato e dá energia.
Lanche da manhã
1 taça pequena de salada de frutas
Mantém o metabolismo ativo sem extrapolar nas calorias.
Almoço
1 prato de repolho com 4 rabanetes temperados com azeite e limão 
Contém vitamina A, que previne problemas na visão, como a catarata.
+
2 pegadores de macarrão integral
Facilita o trânsito intestinal.
+
2 colheres de molho ao sugo
Tomate aquecido é mais licopeno no prato.

+


2 almôndegas de peru assadas
É menos calórica do que a bovina.
+
1 fatia média de melão 
A fruta tem ação diurética e assim ajuda a reduzir o inchaço, típico dessa fase.
Lanche da tarde
1 xícara de café com leite desnatado
A dupla favorece a saciedade e aumenta a energia.
+
4 minicookies integrais
Aplacam a vontade de doce e dão um basta à fome até a próxima refeição.
Jantar
1 pão sírio integral médio
Rico em fibras, aumenta a sensação de saciedade.
+
1 colher de creme de ricota
Proteína de ótima qualidade e minerais, em especial cálcio e fósforo.
+
2 fatias de blanquet de peru
Tem pouquíssima gordura.
+
Lascas de alho 
Ajudam no controle da pressão alta.
+
Rodelas de tomate à vontade
Para rechear o sanduíche sem extrapolar nas calorias.
+
Rúcula à vontade
Possui ômega-3 e vitamina A.


+
1 copo de limonada
Para garantir uma boa dose de vitamina C.
Ceia
1 xícara de chá (exceto mate, verde e preto)
Traz conforto e relaxa.



SEXTA-FEIRA
Café da manhã
1 copo de suco de tangerina
Hidrata e oferece boa dose de vitamina C.
+
1 xícara de café 
Aumenta o pique.
+
2 fatias de pão de fôrma integral light
As fibras saciam.
+
1 ovo mexido
Não aumenta o colesterol e ainda ajuda a emagrecer.
Lanche da manhã
1 taça pequena de salada de frutas
A combinação não poderia ser melhor: água, fibras, vitaminas e minerais.
+
1 colher de farinha de linhaça
Ajuda o bom funcionamento do intestino.
Almoço
1 prato de almeirão com 1 tomate temperado com azeite e limão
Rico em fibras.
+
3 colheres de arroz integral com vagem
Reduz os níveis de açúcar no sangue.
+
1 concha de feijão

É sinônimo de proteína magra e ômega-3.
+
1 copo de suco de caju
Hidrata e diminui a vontade de comer doce.
Lanche da tarde
1 pote de iogurte light de ameixa
A fruta é famosa por favorecer o intestino e adoçar o paladar.
Jantar
1 prato de alface americana com 1 colher de cenoura crua ralada e 1 fatia grossa de cottage temperados com azeite e limão 
Essa salada é uma fonte de proteínas e fibras.

+
2 torradas integrais
Mais fibras.
+
1 filé de frango médio grelhado
Ótima fonte de proteínas e vitaminas
+
1 fatia média de abacaxi
Segura o desejo de açúcar e favorece a digestão.
Ceia
1 taça de salada de frutas
Para dormir satisfeita e a sensação de estômago pesado.
+
½ colher de farelo de aveia
Faz bem ao coração.



SÁBADO
Café da manhã
1 copo de leite desnatado com 1 colher de achocolatado light
Pobre em calorias, mata a vontade da futura mamãe de comer chocolate
+
1 pão francês sem miolo
Confere energia extra para começar bem o dia.
+
1 colher de requeijão light
Fonte de proteína.

Lanche da manhã
1 figo
Magrinho, mas cheio de fibra.

Almoço
1 prato de folhas verdes com ¼ de pepino temperado com azeite e limão
Aqui há vitaminas, minerais, água e pouquíssimas calorias.
+
1 quadrado grande de lasanha de berinjela ao sugo
Muito mais saudável e magra do que a tradicional, feita com farinha branca.
+
½ concha de cenoura e vagem refogadas 
Dobradinha de vitamina A e fibras.
+
1 pera pequena
Coma com a casca e acalme a gula.




Lanche da tarde
4 damascos secos
Atua como vasodilatador, regulando a pressão sanguínea, e segura a vontade de doce típica do fim da tarde.

Jantar
1 pão sírio integral médio
Carboidrato complexo dá energia sem estimular a fome.
+
1 fatia fina de mussarela
A gordura ajuda a saciar.
+
2 fatias de peito de peru light
Proteína magra é sempre bem-vinda, principalmente à noite.
+
1 tomate cortado em rodelas
Dá sabor especial ao sanduíche.
+
1 fio de azeite
É outro que estimula a saciedade e reduz a pressão arterial.
+
1 pitada de orégano
Para finalizar a receita.

Ceia
1 maçã pequena assada com canela
Está aí um docinho do bem.







DOMINGO
Café da manhã
1 copo de leite desnatado com achocolatado light
Estimula o cérebro a funcionar a todo vapor.
+
2 fatias de pão de fôrma integral
Para ficar com o pique a mil.
+
½ colher de manteiga sem sal
Para matar a saudade da gordura sem prejudicar a saúde.
+
½ colher de geleia diet
É livre de açúcar.

Lanche da manhã
1 laranja com bagaço
Contém pectina, um tipo de fibra solúvel que arrasta a gordura para fora do organismo.

Almoço
1 prato de folhas verdes com ¼ de maçã em pedacinhos temperado com azeite e limão
Crocante, favorece a saciedade.
+
4 colheres de arroz branco com lentilha
A combinação desacelera a absorção do carboidrato.
+
1 xícara de couve-flor refogada
Tem fibras, bastante água e poucas calorias.


+
1 filé médio de peixe grelhado
Proteína leve e saudável.
+
1 fatia de abacaxi
A fruta favorece a eliminação do excesso de líquido.

Lanche da tarde
6 morangos
Hidrata e tem um efeito levemente laxativo.

Jantar
1 prato de sobremesa de alface americana
Para fazer volume no prato e no estômago.
+
1 tomate cortado em quadradinhos
A água do tomate ajuda a saciar a fome.
+
1 lata de atum conservado em água
Uma proteína saudável e que não pesa no estômago.
+
2 torradas integrais
As fibras também reduzem o apetite.
+
1 fio de azeite
Aumenta a elevar os níveis da gordura do bem.
+
1 mexerica
Traz boas doses de vitaminas.

Ceia
½ copo de leite desnatado batido com ¼ de mamão e ½ colher de farelo de aveia


Para não acordar no meio da noite com fome.



Veja aqui um exemplo de cardápio semanal. Se quiser, você pode imprimi-lo para guardar e consultar sempre







































sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Descobri que vou ser mãe novamente.




Descobri que vou ser mamãe novamente, estou sentindo um misto de alegria e medo.Pois também descobri que sou diabetica a dois mêses.
Isso esta me deixando um pouco preocupada .Mais sei que Deus cuidará de tudo, me trazendo uma criança linda com muita saúde e muita alegria de viver.




Ai vai começar tude de novo KKKKK!!!!












Fala sério.









Andei sumida mais o motivo é justo,cuidando da minha saúde e do meu bebê.

Olha ele ai lindo D+++++++++!!!!!


terça-feira, 9 de novembro de 2010

Aprenda a fazer Decoupage em latas



Usando materiais reciclados é possível fazer muita coisa bonita.Olhem estes joguinhos de latas, tem um mais bonito do que o outro.Como são latas que iriam para no lixo, o custo  do artesanato  é bem baixo.E me digam, quem não tem latinha em casa? Faça em casa, recicle as latinhas agora mesmo.

Essas de cima são latinhas de costura da Edir , elausou na tampa feltro e colou com cola branca, logo depois alinhavou e franziu a volta, terminando com uma camada de cola por dentro para firmar bem.



Latas recicladas
Veja como fazer a reciclagem de latas:
Reciclagem de latas de latão, alumínio e galvanizado.
Veja o passo a passo:
1° – Reitrar rótulo e qualquer vestígio da cola;
2° – Lavar com detergente e secar bem nosol ou fôrno baixo;
3° – Passar Primer/antiferrugem ( base água ou solvente)na cor branca, deixe secar de um dia p/outro.Total 2 demãos;
4° – Tampa plástica, passar goma laca incolor 2 demãos.Pintar com tinta (PVA ou acrílica);
5° – Pintar a lata na cor desejada, usando tinta PVA ou acrílica,  aplicando a técnica de pintura (esponjado, chuvisco, manchado etc) ou a nenhuma.
6° – Decore à seu gosto.Decoupagem com papel usar cola (rótulo azul) diluída com água, guardanapo, usar colar especifíca e ter os cuidados na aplicação do mesmo;
7° – Passar verniz, pode ser : O acrílico, geral, goma laca incolor ou spray (base água ou solvente).
Feito por: Agulhas Mágicas




Retirado  do CACARECOS.NET

Ideias maravilhosas para seu Natal com Passo a Passo

Que tal reciclar rolos de papel higiênico e fazer um lindo enfeite de Natal? Esse artesanato de Natal  é simples e o resultado é uma gracinha, utilizando feltro e reciclando rolos de papel higiênicos, faremos um criativo Papai Noel.

Veja o passo-a-passo desse  belo artesanato e reciclagem. E a partir dessa idéia, você pode criar muitos outros enfeites de Natal.
Materiais:
- rolos de papel higiênico
- folhas de feltro de várias cores
- cola
- olhos
- linha e agulha




1-Faça um molde de papel, para facilitar por o feltro. Para o corpo, faça um retângulo de 10×13, vendo se ajusta ao tamanho do rolo.
2-Para o chapéu do papai noel,  faça um circulo com 13 cm de diâmetro, em seguida, corte ao meio para fazer um cone e formar o chapéu.
3- Costure o gorrinho e depois coloque um pequeno pom-pom na ponta. Agora passe cola na borda do chapéu e coloque a tirinha branca de feltro, assim você o finaliza.
4- Pegue o molde para cortar o corpo em feltro vermelho e a pele do Noel no cor de pele.
5- Fixa primeiro o feltro de cor de pele, depois o feltro vermelho por cima. Agora pegue o feltro branco para fazer a barba.

6-  Agora seu Papai Noel está quase pronto, basta colar os olhos, cortar uma bolinha de feltro para o nariz.
7- Corte uma fita preta de feltro e um pequeno retângulo amarelo para fazer o cinto do papai noel.
8- Agora recorte um pedacinho de feltro preto dobrado ao meio para fazer  formato das botas.
9- Chegou a vez de colar o chapéu, para ver seu Papai Noel criativo.
Prontinho!



Esse Pap foi retirado  de CACARECOS.NET





Anjo de Natal




Materias
16 cm de juta crua
86 cm de juta brilho
80 cm de algodão cru
50 cm manta acrílica
30 cm de fita cetim
2m fita passamaria
20 cm sutache
Tinta acrílica
Caneta preta
Argola pequena
Papelão para asa
50 cm fita natalina
Enfeites de natal
Garra pet 2 litros
Linha de pipa nº10
Ao baixar os moldes para que saia  corretamente favor salvar a imagem em seu computador e depois imprimir .


Baixar Molde 1 
Baixar Molde 2
Baixar Molde 3
Baixar Molde 4
Baixar Molde 5
Baixar Molde 6



Artesã  Selma Goavila
TV Aparecida





Roupas do Papai Noel




Materiais
30 cm tecido de natal
20 cm de algudão Cru
10 cm pelucia tipo carnapinha
20 cm de feltro Preto e Musco Verde
Botões coloridos
6 mini prendedores
1 madeira MDF 40 x 8 cm
Galhos secos
Lã nara barba branca
fio de Rami 30 cm
Cordone cru 20 cm
30 cm algodão cru
Tinta preta tecido
Cola quente, fio dourado
Blush
Linha de costura de pipa



Ao baixar os moldes para que saia corretamente favor salvar a imagem em seu computador e depois imprimir .

Baixar Molde 1
Baixar Molde 2
Baixar Molde 3



          Contatos da Artesã           Andréa Malheiros

Porta Retrato Papai Noel

Materiais
Placa de EVA 3mm nas cores: preto liso, vermelho metalisado, branco, pele e verde atoalhado
Cola adesiva instantânea
Lapís preto
Tinta relevo branca
Maquiagem
Olho móvel
Caneta permanente preta
Tesoura somples e de picote
Moldes

Ao baixar os moldes para que saia corretamente favor salvar a imagem em seu computador e depois imprimir .

Baixar Molde Parte 1 
Baixar Molde Parte 2
Artesã Andreia Nunes
TV Aparecida



Enfeite de Porta






Mais uma dica de artesanato natalino, um lindo papai noel de porta para enfeitar e decorar sua casa  no Natal.
Faça o bom velhinho em eva ou feltro, com o molde use e abuse dacriatividade.
Imprima o molde e risco para enfeitar :




Publicado por Krika

Cacarecos.Net




Enfeites de Natal com Cds







"Aprenda passo a passo como fazer um lindo enfeite de natal com  CD reciclado, uma idéia ecologicamente correta que vai deixar sua casa, loja, festa, e todo outro qualquer espaço que deseja enfeitar ainda mais bonito.
O enfeite de natal  com Cd pode ser feito com laços, sianinhas, botões, cola branca, cola quente, um pincel para a cola branca, tecidos variados, tesoura e mais o que sua imaginação desejar você faz belos enfeites para o Natal. Você tem uma enorme variedade de enfeites para usar no CD."
PAP aqui
Fonte: Artemelza





Colher de Pau












Papai noel porta recados



Pode ser feito tanto com papel camurça quanto EVA.







Enfeite para Árvore

Boneco de Neve





Pode ser feito tanto em cartolina quanto em EVA. A bochechinha pode ser colorida com blush de maquiagem. Você pode variar o chapeuzinho.