terça-feira, 26 de outubro de 2010

Cuide do seu corpo com ervas e hortaliças

O alecrim alivia cansaço, dá ânimo e acaba com a cólica.

O alecrim faz muito mais do que aromatizar receitas. Em banhos e massagens, a erva é um potente estimulante e energizante. De acordo com a aromateraia, o óleo essencial de alecrim é indicado para curar dores musculares. Também é eficaz para combater a retenção de líquidos e cólicas enstruais. Além disso, alivia cansaço e dá ânimo. Aprenda a preparar um delicioso óleo de massagem:
Misture 100 ml de óleo vegetal com 1 colher (sopa) de alecrim seco ou fresco. Cozinhe em banho-maria por 15 minutos. Coe, espere esfriar e use no final do banho, no corpo tdo, massageando bem.




Blog da Karlinha



Cebola faz bem à saúde

Mulher cortando cebola

Como o alho, a cebola faz parte do injustiçado grupo de alimentos que costuma ser deixado de lado. Se você também costuma evitá-la, vai encontrar aqui ótimos motivos para mudar de atitude. Além de dar um gostinho especial à comida, a hortaliça ajuda a reduzir o colesterol e traz diversos benefícios à saúde. Descubra quais são eles e nunca mais o vegetal sairá da sua dieta.

5 boas razões para comer cebola

1. Previne contra o câncer Suas propriedades antioxidantes impedem o desenvolvimento de células cancerígenas.


2. Protege o coração
As placas de gorduras nas artérias são dissipadas e as boas quantidades de vitaminas do complexo B da cebola ajudam a diminuir os índices de colesterol. Assim, o risco de doenças cardíacas é reduzido!


3. Aumenta a imunidade
A vitamina C e o betacaroteno do vegetal fortalecem o sistema de defesa do organismo.


4. Tem ação antibiótica
Uma de suas substâncias, chamada alicina, é capaz também de combater bactérias causadoras de cáries e distúrbios gástricos. A alicina ajuda ainda a reduzir a pressão arterial.


5. Ajuda a viver mais e melhor
Graças ao antioxidante quercetina, o vegetal age contra o envelhecimento. A cebola roxa é a que apresenta maior quantidade dessa substância

Porções saudáveis

Coma, diariamente, meia cebola média crua. Essa é a melhor forma de ingerir a hortaliça porque parte de seus nutrientes se perde quando ela é cozida. Mas atenção: em excesso, a cebola dá gases. Ela pode causar também cólicas em bebês que estão em fase de amamentação.Portanto, mamães: evitem a cebola durante esse período.



Cuidados diários para o rosto

Foto reprodução
O tônus e a textura da pele se alteram durante e depois da menopausa. Você poderá notar um certo enrijecimento, áreas vermelhas e outros sinais de sensibilidade, mas os efeitos da mudança hormonal podem ser combatidos com cuidados diários:
Limpe antes de dormir: jamais vá para a cama com a pele suja. Restos de maquiagem e sujeira irritam os olhos, bloqueiam os poros e tiram o viço da pele.
Toque suave: não se deve puxar nem esfregar a pele madura ao aplicar a loção de limpeza. Aplique o produto nos dedos e massageie o rosto com movimentos circulares suaves. Não esqueça do pescoço.
Tônico de leite: mergulhe um chumaço de algodão em leite integral. Passe-o pelo rosto em movimentos suaves para remover a sujeira e as células mortas.
Limpeza: como a pele fica muito exposta à poluição, faça essa loção à base de óleos oxidantes:
1 saquinho de chá verde
1 colher (chá) de amêndoas moídas
1 colher (chá) de óleo de semente de uva
1 colher (chá) de leite em pó
Coloque o chá numa caneca com água fervente. Deixe descansar. Misture as amêndias, o óleo e o leite. Junte chá suficiente para obter um creme. Massageie o rosto e o pescoço com esse creme. Retire com um pano úmido e morno e finalize com água fria.
fonte: livro 1001 formas naturais de se manter jovem – Publifolha



Demaquilante natural que não agride a pele



Use o demaquilante caseiro para limpar o rosto:
2 colheres (sopa) de óleo de amêndoas doces
3 gotas de óleo essencial de néroli
Misture os óleos num vidro escuro. Tampe e guarde em local fresco e ao abrigo da luz. Agite antes de usar.
Anote outra receita:
Algodão
Soro Fisiológico
Vaselina líquida
Umedeça o algodão com soro fisiológico. Coloque de 3 gotinhas de vaselina líquida no algodão e passa nos olhos e no rosto para remover totalmente a maquiagem.
Dica esperta:
Se sua pele ficar oleosa é por causa da vaselina. Nesse caso, use outro algodão limpo, molhe com soro fisiológico e passe no local.
Blog da Karlinha


Loção pós-sol natural para hidratar a pele


Regenere a pele danificada pelo sol com esta loção natural:
1 colher (sopa) de óleo de semente de uva
2 colheres (chá) de óleo de rosa mosqueta
1 colher (chá) de óleo de germe de trigo
3 gotas de óleo essencial de lavanda
1 gota de óleo essencial de camomila
1 gota de óleo essencial de gerânio
Ponha os óleos num vidro escuro e limpo. Tampe bem e guarde em local escuro e fresco. Agite antes de usar.

Blog da Karlinha









Nenhum comentário:

Postar um comentário