terça-feira, 26 de outubro de 2010


São os pés que nos carregam o  dia inteiro. Por isso, eles merecem uma recompensa: banho e massagem que, além de proporcionar um bom aspecto, aliviam as dores desses ‘companheiros’ de jornada.
Massagem para revigorar pés cansados
Prepare um óleo de massagem misturando 2 colheres (sopa) de óleo de amêndoas com 3 gotas de óleo de alfazema. Aplique-o nos pés com movimentos circulares. Comece pela sola, indo da ponta dos dedos em direção ao calcanhar. Em seguida, massageire o peito do pé, começando também pelos dedos.
Banho de ervas para aliviar pés doloridos  
20 g de artemísia
20 g de camomila
20 g de hortelã-pimenta
20 g de tília
1 litro de água
Cubra as ervas com a água fria, aqueça a mistura e deixe ferver durante 15 minutos. Antes de coá-la, deixe esfriar até que fique morna. Lave os pés com o caldo de ervas.
Fonte: O melhor da sabedoria popular (Seleções)
Blog da Karlinha



Acabe com os pés ressecados


Quer ter pés lisinhos o ano inteiro? Então não deixe a hidratação de lado, seja qual for a estação. Como a pele dessa região tem menos glândulas sebáceas, o risco de sofrer com o ressecamento e rachaduras é maior do que em outras áreas. Anote as receitas dos especialistas e mantenha seus pés lisinhos e macios. 

1º passo - Amaciar

Ingredientes
• 1 litro de água morna
• ½ copo de vinagre 

Modo de preparo

"isture os ingredientes em uma bacia e deixe os pés de molho durante 20 minutos para diminuir as asperezas" diz a cosmetóloga Fernanda Fialho, de São Paulo.

2º passo - Esfoliar

Ingredientes 
1 e ½ xíc. (chá) de açúcar cristal
• 5 gotas de óleo essencial de laranja
• 4 col. (sopa) de azeite de oliva

Modo de preparo

Em um recipiente, misture todos os ingredientes e aplique nos pés, com movimentos circulares. " óleo de oliva e a laranja vão ajudar a hidratar a pele" explica Fernanda. Mas atenção: "vite esfregar demais a parte superior dos pés, pois nessa região a pele é mais fina e delicada" alerta a podóloga Tatiany Kermessi, da rede Doctor Feet.

3º passo - Lixar

" pele do calcanhar é naturalmente espessa para resistir aos atritos" explica Ligia Kogos. Por isso, passe uma lixa própria para pés, sem afinar demais a pele. Dê atenção aos cantos, eliminado o excesso de calosidade.

4º PASSO - HIDRATAR

Ingredientes
• 100 ml de glicerina
• 10 comprimidos de ácido acetilsalicílico triturados (genérico da aspirina)
• 10 col. (sopa) de água oxigenada 20 volumes

Modo de preparo
Misture os ingredientes e aplique a mistura nos pés, à noite. Faça o teste para verificar a sensibilidade! Na primeira aplicação, deixe o creme agir por 15 minutos e enxágue. Se não sentir ardência, a partir da segunda noite, aplique o creme, vista uma meia e lave os pés na manhã seguinte.

OUTROS CUIDADOS IMPORTANTES

... olhe onde pisa: Nada de sapato apertado! E salto alto com moderação, já que aumenta a calosidade.

... atenção ao cheiro: Ventile os pés. "Procure ficar descalça. No calor, prefira sandálias e chinelos. Substitua a meia sintética pela de algodão. Ah, nunca use tênis sem meia", alerta a dermatologista Shirlei Borelli.

... capriche na hidratação: Antes de dormir, faça massagem com um creme de hidratação intensa. Esse cuidado previne que a pele do calcanhar engrosse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário